O CRESCIMENTO DO NÚMERO DE CASOS DE HIV/AIDS NO AMAZONAS E AS FAKE NEWS


Segundo DA SILVA et al., 2020, em artigo publicado na Revista Sociedade Científica, o período de 12 anos (1997-2009) registrou um crescimento do número de casos de HIV/AIDS no Estado do Amazonas.

De acordo com os autores a epidemia foi sobre tudo um distúrbio social, verificando que o ciclo do terror do HIV estava associado com o total desconhecimento da doença. Por consequência, surgia o medo entra a população, o preconceito e discriminação disseminados, principalmente contra pessoas estereotipadas como homossexuais.

O estudo aponta que o Estado do Amazonas não estava preparado para enfrentar a epidemia e que houve ações equivocadas. Os meios de comunicação também contribuíram disseminando notícias preconceituosas e discriminatórias sobre a AIDS, conforme ilustração. De forma análoga à pandemia do coronavírus, o vírus fora politizado, pois segundo os autores o Brasil mais uma vez se dividia entre a esquerda e a direita.

Saiba mais, acesse a publicação:

Publicação

REFERÊNCIAS:

DA SILVA, Alana Emilly Palheta; NASCIMENTO, Helem de Oliveira; DOS ANJOS, José Geraldo Xavier; PALHETA, Rosiane Pinheiro; ARAUJO, Lucélia Regina Pacheco. EPIDEMIAS NO ESTADO DO AMAZONAS: HIV E AIDS EM DESTAQUE. Revista Sociedade Científica, vol. 3, n. 4, p. 1-15, 2020.