MOSCAS PODEM TRANSMITIR SARS-COV-2?


As formas de transmissão do Coronavírus se apresentam das mais diferentes formas e muitos questionamentos são semelhantes àqueles entorno da transmissão do HIV/AIDS, quando surgira enquanto epidemia.

Na rede social voltada para pesquisadores, Researchgate, surge o questionamento sobre a transmissão do SARS-COV-2 por insetos como mosquitos e moscas.

O pesquisador Mostafa Ibrahim Hassan do Departamento de Zoologia da Universidade Al-Azhar, do Cairo, Egito, com experiência em Biotecnologia, Doenças infecciosas e Biologia de Vetores, apresenta sua contribuição ao questionamento esclarecendo que pode haver transmissão por moscas.

Segundo Hassan, não há evidencias que moscas e mosquitos possam transmitir a COVID-19, mas moscas podem realizar transmissão mecanicamente. Em resposta, a Dr. Sashine Fernando diz que não evidências que as moscas possam transmitir o SARS-COV-2.

Para verificarmos a a transmissão mecânica de vírus por moscas, recorremos a um estudo de 2003, que verificou o potencial de transmissão mecânica do coronavírus de aves, por moscas. Segundo Calibeo-Hayes, et al., houve detecção de infecção em Perus após contanto com moscas expostas ao coronavírus de Peru, embora que vírus não foi detectado em tecidos intestinais dissecados das moscas expostas.

Referência:

Dawn Calibeo-Hayes, Steve S. Denning, SM Stringham, James S. Guy, Lynda G. Smith e D. Wes Watson. Mechanical Transmission of Turkey Coronavirus by Domestic Houseflies (Musca domestica Linnaeaus). Avian Diseases, Vol. 47, No. 1 (Jan. – Mar., 2003), pp. 149-153 (5 pages)




Acesse nosso aplicativo onde pode optar por “seguir“, assim o Google poderá mostrar nossas últimas edições nas opções de notícias do leitor:

RSC - App



 

Caso queira receber nossas últimas edições por e-mail, enviaremos apenas um e-mail por dia informando sobre nossa última edição. Para cadastrar, basta informar o e-mail, após o Google enviará um e-mail de confirmação para garantir que a inscrição foi submetida pelo titular da conta de e-mail.

 

Para se inscrever, basta submeter email:

Revista Sociedade Científica