SAÚDE DE PESCADORES DO AMAZONAS, A EPIDEMIA HIV/AIDS E A INCIDÊNCIA DE HIV/AIDS EM PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA SÃO TEMAS DE PESQUISAS NA REGIÃO NORTE DO BRASIL


No intuito de compreender a atividade pesqueira na cidade, as condições de trabalho e de saúde dos pescadores, o contexto da epidemia de HIV/AIDS no Estado do Amazonas e identificar as pessoas em situação de rua na cidade que precisam de diagnóstico, tratamento e prevenção em HIV/AIDS e sífilis através de testes rápidos, três projetos foram realizados em Manaus entre 2016 e 2020. Das três pesquisas, as duas primeiras fazem parte do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Hospital Adriano Jorge em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, intituladas: “Saúde e protagonismo dos pescadores artesanais na cidade de Manaus” e “Epidemias no Estado do Amazonas: HIV e AIDS em destaque”. A terceira pesquisa é resultado do trabalho desenvolvido pela Equipe de Consultório na Rua que abordou o tema “Infecções sexualmente transmissíveis em (IST´S) entre a população de rua: Uma experiência da equipe de Consultório na Rua de Manaus” que também é resultado parcial do trabalho desenvolvido no PAIC/FHAJ.

Para entender a atividade pesqueira na cidade de Manaus, foram realizadas visitas às instituições e associações ligadas à atividade da pesca, bem como conversas informais com sujeitos-chave, aplicação de questionários e entrevistas a pescadores artesanais que trabalham na feira municipal Adolpho Lisboa e no Terminal Pesqueiro de Manaus. Os resultados da pesquisa mostraram que em sua totalidade, os trabalhadores alegam não possuírem férias, descanso semanal e a maior parcela desconhece seus direitos e deveres previdenciários. Além disso, 50% dos entrevistados afirmaram já terem sofrido acidentes de trabalho. De acordo com os pesquisadores, apesar da grande ocorrência de acidentes, apenas 25% declararam saber prestar os primeiros socorros.

Em relação à evolução da epidemia HIV/AIDS no Amazonas, os pesquisadores buscaram compreender o contexto e a conjectura da doença no Estado, como se propagou, seus efeitos e a atuação do Estado no período de 1950 a 2010. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que privilegiou fontes documentais revisadas e exploradas por meio de plataformas online como memória, hemeroteca e o Jornal do comércio. Como resultados, havia um completo desconhecimento da doença, medo, preconceito e discriminação disseminados, sobretudo contra pessoas estereotipadas como os homossexuais, demonstrando que o Estado não estava preparado para o enfrentamento de uma epidemia, havendo muitas ações equivocadas.

A terceira pesquisa, foi realizada pela equipe do Consultório na Rua (CnaR) de Manaus, a bolsista e pesquisadora do PAIC. A equipe do CnaR é multidisciplinar, formada por assistente social, psicólogo, enfermeira e técnicos de enfermagem, que levam o atendimento integral à saúde a pessoas que tem dificuldades de acesso aos modelos tradicionais de serviços da rede de saúde.

O objetivo do trabalho foi identificar as pessoas em situação de rua na cidade de Manaus que precisam de diagnóstico, tratamento e prevenção em HIV/AIDS e sífilis através de testes rápidos. Deste modo, foram realizados testes rápidos em 48 usuários durante o período de janeiro a junho de 2016, destes 42,7% foram positivos, sendo 27% para sífilis, 15% para HIV e sífilis e 2% para HIV. Do total 21% iniciou o tratamento e apenas 2% dos usuários concluiu-o. Para os pesquisadores, uma recomendação relevante é tentar vincular os grupos que fizeram exames, às estratégias/unidades de saúde para dar continuidade ao cuidado despertando a autonomia dos usuários no tratamento, visto que o ideal é que eles mesmos busquem a prevenção e o controle percebendo a importância em cuidar de si e por outro lado, facilitar o acesso às unidade de saúde.

Os três artigos são resultantes de projetos de iniciação científica desenvolvidos na área da saúde apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

Ana Carla da Silva Lima- Jornalista e secretária do PAIC/FHAJ.

Rosiane Pinheiro Palheta, coordenadora do PAIC/FHAJ.

Acesse os artigos originais:

PALHETA, Rosiane Pinheiro; SANTORO, Evelyn Fernanda de Oliveira. SAÚDE E PROTAGONISMO DOS PESCADORES ARTESANAIS NA CIDADE DE MANAUS. Revista Sociedade Científica,  vol. 3, n. 3, p. 1-14, 2020.
Saiba mais
PALHETA, Rosiane Pinheiro; DE OLIVEIRA, Raquel Lira; CAUPER, Hudson André Arouca; LIMA, Jacqueline Cavalcanti; XAUD, Maria de Nazaré Feitosa. INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST´S) ENTRE A POPULAÇÃO DE RUA: UMA EXPERIÊNCIA DA EQUIPE DE CONSULTÓRIO NA RUA DE MANAUSRevista Sociedade Científica,  vol. 3, n. 3, p. 15-30, 2020.
Saiba mais
DA SILVA, Alana Emilly Palheta; DO NASCIMENTO, Helen Oliveira; DOS ANJOS, José Geraldo Xavier; PALHETA, Rosiane Pinheiro; ARAUJO, Lucélia Regina Pacheco. EPIDEMIAS NO ESTADO DO AMAZONAS: HIV E AIDS EM DESTAQUE. Revista Sociedade Científica,  vol. 3, n. 4, p. 1-14, 2020.
Saiba mais