FAPESP destaca: Nobel de Química reconhece os inventores de catálise mais sustentável


Benjamin List e David MacMillan dividem o prêmio

Niklas Elmehed / Nobel

O Prêmio Nobel de Química foi concedido conjuntamente ao alemão Benjamin List, do Instituto Max-Planck, na Alemanha, e ao britânico David MacMillan, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, por terem desenvolvido um método de produção seletiva de compostos químicos chamado organocatálise assimétrica. Os dois químicos, ambos de 53 anos, dividirão em partes iguais o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,15 milhão ou R$ 6,25 milhões).

List e MacMillan estudavam catálise – a modificação da velocidade de uma reação química por meio de uma substância que pode ser recuperada ao final – e catalisadores – as substâncias usadas para acelerar as reações. No início dos anos 2000, de modo independente, os dois pesquisadores ampliaram o conceito de catalisadores ao desenvolver um novo tipo de catálise por meio de pequenas moléculas orgânicas, compostas predominantemente por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo. Johan Åqvist, coordenador do comitê do Nobel de Química, chamou esse conceito de “tão simples quanto engenhoso”. Até então se conhecia apenas dois tipos de catalisadores, os metálicos e as enzimas (proteínas).

Os organocatalisadores selecionam os chamados compostos quirais, que são a imagem espelhada um do outro, embora não se sobreponham, como a mão direita e a esquerda. “Eles levam a formação seletiva ou específica de um determinado composto de interesse biológico ou farmacológico, reduzindo os custos de produção e aumentando o rendimento das reações”, explica o químico Adriano Andricopulo, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), que se vale desse método para desenvolver candidatos a medicamentos contra doenças negligenciadas, como Chagas e leishmaniose.

Esse método já é usado na produção de medicamentos e fortalece a chamada química verde, com menos resíduos e poluição ambiental, porque os organocatalisadores não contêm metais e são estruturalmente estáveis, de baixo custo e de baixa toxicidade. “As empresas químicas e farmacêuticas vão usar cada vez mais esse tipo de catálise”, diz o químico Ronaldo Pilli, que emprega essa metodologia em seu laboratório na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Essa área esteve dormente por muitos anos”, ele acrescenta.

Em 1970, químicos das empresas farmacêuticas Hoffmann-La Roche e Schering AG observaram que o aminoácido prolina poderia ser usado para produzir precursores de esteroides, um tipo de hormônio, e, ao mesmo tempo, acelerar as reações químicas. “Durante décadas, ninguém mais pensou em expandir esse conceito para outros tipos de moléculas”, conta Pilli.

Em 2000, List, trabalhando no Instituto de Pesquisa Scripps, na Califórnia, Estados Unidos, retomou e expandiu o conceito, também com a prolina, ao mesmo tempo que MacMillan desenvolvia estratégias similares usando catalisadores imidazolidínicos, também derivados de aminoácidos.

“Eles mostraram que seria possível usar moléculas pequenas, de baixo peso molecular, em vez de catalisadores biológicos, as enzimas, com os mesmos resultados”, comenta o químico Márcio Weber Paixão, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem).

Paixão trabalha nesse campo desde 2008, quando começou um estágio de pós-doutorado na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, com Karl Anker Jørgensen, outro pioneiro na organocatálise assimétrica. Em 2012, trabalhou no Scripps com Carlos Barbas III (1964-2014), com quem List havia colaborado em 2000. Na UFSCar, seu grupo de pesquisa desenvolveu diferentes aplicações com esse método, como novas estratégias de síntese dos fármacos pregabalina e baclofeno, usados no tratamento de distúrbios do sistema nervoso central.

 

No campo e na farmácia
Exemplos de compostos químicos produzidos por meio de organocatalisadores

Inseticidas e acaricidas: afoxolaner, fluralaner, sarolaner e lotailaner

Medicamentos: atorvastatina (redutor de colesterol); baclofeno (relaxante muscular); beraprosta (contra hipertensão pulmonar); flumequina (antibacteriano); latanaprosta (contra glaucoma e hipertensão ocular); larotrectinib, selpercatinib, englerina A e B (antitumorais); levofloxacina (antibiótico); oseltamivir, zanamivir, uprifosbuvir, efavirenz, darunavir letermovir (antivirais); perindopril (anti-hipertensivo), rolipram (antidepressivo).

Fonte: Adriano Andricopulo/IFSC-USP

 

Este texto foi originalmente publicado por Pesquisa FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

COISA JULGADA EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA APÓS JULGAMENTO CONJUNTO DO RE 955.227 E RE 949.297

Fabrício Aparecido Gomes Martins1; Ilse Salazar Andriotti2 1,2Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil martins-fabricio@outlook.com1 RESUMO O presente artigo analisa o julgamento…

Read More
SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ: PRINCIPAIS ASPECTOS CLÍNICOS E DE TRATAMENTO

Carolina Braga Boynard Freitas1 1Faculdade de Medicina de Campos, Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil carolbragaboynard@gmail.com RESUMO CONDENSADO O presente artigo busca abordar as principais questões relacionadas…

Read More
CONDUTAS EMPRESARIAIS E MEDIDAS POLÍTICAS NA MINERAÇÃO

Luciano Silva de Menezes¹; Juracy Marques dos Santos²; Flávia Jussara Santana Menezes3,; Joilson de Jesus Vilas Boas Santos4; Maria Rosa Almeida Alves5 1,2,5Universidade Estadual da…

Read More
CONSUMO ALIMENTAR EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO DO HOSPITAL DE URGÊNCIA…

Millena Angel Silva Rodrigues¹; Luiz Gabriel Cerqueira Passos Carmo²; Stefane Maciel Santos Silva3; Josiane de França Vieira4; Vivian Lee Franco Barreto5; Luana Rocha Prado6; Gisele…

Read More
COVID-19 PANDEMIC: IMPACTS IN DENTISTRY PRACTICE IN THE STATE OF PARANÁ, BRAZIL

Mariane Gabrielly Greco1; Beatriz Montanher2; Ellen Caroline Teófilo Campos3; Luis Gustavo Lopes do Nascimento4; Mariana Borges Bahia5; Eloisa de Paula6; Saulo Ancelmo de Souza Júnior7;…

Read More
OS DIREITOS DIFUSOS PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM OLHAR SOBRE DOCUMENTOS OFICIAIS DIANTE…

Telma Aparecida da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro-IFTM, Brasil telmatae@gmail.com RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de…

Read More
ALEITAMENTO MATERNO E ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ-SC

ALEITAMENTO MATERNO E ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ-SC Marta Nichele; Ana Paula de Abreu; Vanessa Fátima Felício 1…

Read More
COMPORTAMENTOS DE RISCO NA PANDEMIA E REPERCUSSÕES NA PROMOÇÃO À SAÚDE

Raquel Silva Barretto Escola de Saúde Pública (ESP/SES), Mato Grosso do Sul, Brasil. raquel.barretto@saude.ms.gov.br RESUMO O período pandêmico repercutiu não apenas nas formas de evitar…

Read More
A FEMINIZAÇÃO DOCENTE E O MOVIMENTO SINDICAL NO PARANÁ

Daniela de Vargas Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR, Brasil danidanielavargas@hotmail.com RESUMO A partir do século XIX, ocorreu a inserção feminina na…

Read More
UTILIZAÇÃO DO INSUMO PROFESSOR PELOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UFRRJ: UMA FERRAMENTA DE APOIO A DISTRIBUIÇÃO…

Fábio Scatamburlo Lizieire Ferreira; Caio Peixoto Chain 1,2UFRRJ, Seropédica, Brasil 1fabioscatamburlo@hotmail.com Resumo Esporadicamente a Universidade recebe novas vagas para o cargo de professor do Ministério…

Read More
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E QUANTITATIVA DOS ACIDENTES DE TRABALHO EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL

Matheus Henrique Clemente Gontijo¹; Marinna Rafaella de Carvalho S. Bezerra²; Diogo Ramon do Nascimento Brito3; Gabriel Moraes da Silva4 1,2,3,4Universidade CEUMA, Imperatriz-MA, Brasil matheus.ceuma@gmail.com RESUMO…

Read More
PREVISÃO DE CAPACIDADE DE CARGA EM FUNDAÇÕES PROFUNDAS ATRAVÉS DE UM MODELO BASEADO EM REDES…

Osvaldo Henrique Lira Carvalho¹; Marinna Rafaella de Carvalho S. Bezerra²; Diogo Ramon do Nascimento Brito3; Gabriel Moraes da Silva4 1,2,3,4Universidade CEUMA, Imperatriz-MA, Brasil osvaldo.ceuma1@gmail.com RESUMO…

Read More
MÉTODOS DE ANÁLISE DA VULNERABILIDADE DE AQUÍFEROS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Glorgia Barbosa de Lima de Farias; Luiz Fernando Scheibe 1Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil 1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará glorgia.farias@gmail.com…

Read More
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DA PALHA DE ESPIGAS DO MILHO DA VARIEDADE PALHA ROXA…

Richardson Alves Santos¹; Ester da Cunha Meira Santos2; Eduardo Santos Silva3; Vinicius Almeida Santos4; Rafael Maciel Sousa Prado5; Almir Ribeiro de Carvalho Junior6 1,2,3,4,5,6IFBA, Vitória…

Read More
THE USE OF LASER THERAPY IN PULP REVASCULARIZATION USO DA LASERTERAPIA NA REVASCULARIZAÇÃO PULPAR

Geovana Borba de Albuquerque; Luanna Karina Marinho de Assis Dantas; Arthur Araújo de Souza; Marvin Gonçalves Duarte; Luísa Montenegro Brayner de Moraes; Luciano Barreto Silva…

Read More
A SAÚDE MENTAL NO TRABALHO E OS ATORES SOCIAIS NA SUA PROMOÇÃO

A SAÚDE MENTAL NO TRABALHO E OS ATORES SOCIAIS NA SUA PROMOÇÃO Cláudio Victor de Castro Freitas1; Carolina Braga Boynard Freitas2 1Universidade do Estado do…

Read More