Parâmetro universal obtido por brasileiro foi incluído no principal compêndio da física de partículas (Ag. FAPESP)


José Tadeu Arantes |Agência FAPESP – A interação forte é um ingrediente fundamental para a existência do Universo, tal como o conhecemos. É ela que aglutina os quarks para formar prótons e nêutrons. Estes, por sua vez, compõem os núcleos dos átomos. Recebe o nome de “forte” porque, na escala do núcleo, é de fato muito mais forte do que as outras três interações conhecidas: a gravitacional, a eletromagnética e a fraca. Por ser tão forte, é impossível encontrar quarks livres de forma estável na natureza.

O cálculo da força forte depende de um parâmetro que pode ser considerado uma das grandezas fundamentais da física: a constante de acoplamento forte, conhecida como “alpha_s”. Este é um número puro, adimensional, que vale, na média atual, 0,1179 ± 0,0009.

O valor da constante é estabelecido pela média das determinações consideradas mais confiáveis, feitas por diferentes grupos de pesquisa espalhados pelo mundo. Em colaboração com pesquisadores de quatro países diferentes, Diogo Boito, professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), determinou recentemente o valor da constante de acoplamento forte alpha_s em quatro processos diferentes.

Os resultados obtidos por Boito e colaboradores foram publicados nos últimos anos na Physical Review D (em 2018 e 2021), na Physics Letters B e no Journal of High Energy Physics. A novidade é que esses resultados foram incorporados agora à média divulgada pela edição de 2022 da Review of Particle Physics, contribuindo ao valor recomendado atualmente 0,1179 ± 0,0009.

A Review of Particle Physics é uma espécie de compêndio, bastante extenso e altamente especializado, que sumariza os principais resultados da pesquisa em física de partículas e cosmologia. A edição de 2022 agrega 2.143 novas medições relativas às propriedades de quarks, léptons, bósons etc. A publicação é mantida pelo Particle Data Group (PDG), uma colaboração internacional que reúne pesquisadores de 172 instituições de 26 países. Sua coordenação principal está sediada no Lawrence Berkeley National Laboratory (LBNL), nos Estados Unidos.

“Quatro determinações nossas para alpha_s entraram na média mundial dessa constante feita pelo PDG”, diz Boito à Agência FAPESP. E acrescenta: “A teoria não permite prever o valor da constante de acoplamento forte. Por isso, para determiná-la, temos que combinar cálculos teóricos com dados experimentais”.

O pesquisador informa que, para extrair o valor da constante, ele e colaboradores calcularam diferentes processos, como decaimentos de partículas, espalhamentos em colisões etc., e compararam seus cálculos com resultados experimentais obtidos em grandes aceleradores de partículas, como o Large Hadron Collider (LHC), da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern).

“Nossas determinações resultaram de cálculos teóricos de dois tipos de processos: decaimentos do lépton tau em partículas formadas por quarks, conhecidas como hádrons; e produção de hádrons na interação do elétron com sua antipartícula, o pósitron”, afirma Boito.

Aqui, é preciso abrir dois parágrafos explicativos.

O chamado “modelo padrão” enquadra todas as partículas conhecidas e consideradas elementares em três famílias: quarks, léptons e bósons. A família dos quarks possui seis integrantes (up, down, charm, strange, top e bottom). A família dos léptons também possui seis integrantes (elétron e neutrino do elétron, múon e neutrino do múon, tau e neutrino do tau). A família dos bósons possui quatro integrantes que medeiam as relações entre as outras partículas (fóton, glúon, Z e W) e mais o bóson de Higgs (H), que supostamente explica o fato de as partículas elementares possuírem massa.

Essa divisão pode sugerir a ideia de que os integrantes das diferentes famílias não se misturam, por assim dizer. Mas não é isso que acontece. Nas colisões, o que ocorre são reconfigurações da energia, que podem transformar quarks em léptons e léptons em quarks, com os bósons entrando nas contas. É a isso que Boito se refere quando fala do decaimento do tau, o lépton mais pesado, formando hádrons, constituídos por quarks; e na produção de hádrons devido à colisão de dois léptons leves, o elétron com sua antipartícula.

“Comparamos nossos cálculos teóricos com resultados experimentais obtidos em vários aceleradores de partículas pelo mundo, tais como os experimentos ALEPH e OPAL, do Cern (Suíça), BES (China), Belle (Japão), KEDR (Rússia), para citar apenas alguns”, prossegue Boito.

“Nossos trabalhos foram feitos no contexto de duas colaborações internacionais. Uma delas focada nos decaimentos do lépton tau, com a importante participação de nosso estudante de mestrado Marcus Rodrigues, bolsista da FAPESP, e dos professores Maarten Golterman [San Francisco State University], Kim Maltman [York University] e Santiago Peris [Universitat Autonoma de Barcelona]. A outra em parceria com o professor Vicent Mateu Barreda, da Universidad de Salamanca [Usal], na Espanha, com quem temos um projeto de pesquisa financiada por FAPESP e Usal no âmbito do programa SPRINT [São Paulo Researchers in International Collaboration].Todos os quatro trabalhos nossos acolhidos agora pelo PDG se deram sob o guarda-chuva de meu projeto de pesquisa ‘Determinação precisa de parâmetros fundamentais da QCD’, financiado por meio do programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes [JP-FAPESP]”, relata Boito.

A edição de 2022 da Review of Particle Physics pode ser acessada em: https://pdg.lbl.gov/#gsc.tab=0.

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

 

COISA JULGADA EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA APÓS JULGAMENTO CONJUNTO DO RE 955.227 E RE 949.297

Fabrício Aparecido Gomes Martins1; Ilse Salazar Andriotti2 1,2Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil martins-fabricio@outlook.com1 RESUMO O presente artigo analisa o julgamento…

Read More
SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ: PRINCIPAIS ASPECTOS CLÍNICOS E DE TRATAMENTO

Carolina Braga Boynard Freitas1 1Faculdade de Medicina de Campos, Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil carolbragaboynard@gmail.com RESUMO CONDENSADO O presente artigo busca abordar as principais questões relacionadas…

Read More
CONDUTAS EMPRESARIAIS E MEDIDAS POLÍTICAS NA MINERAÇÃO

Luciano Silva de Menezes¹; Juracy Marques dos Santos²; Flávia Jussara Santana Menezes3,; Joilson de Jesus Vilas Boas Santos4; Maria Rosa Almeida Alves5 1,2,5Universidade Estadual da…

Read More
CONSUMO ALIMENTAR EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO DO HOSPITAL DE URGÊNCIA…

Millena Angel Silva Rodrigues¹; Luiz Gabriel Cerqueira Passos Carmo²; Stefane Maciel Santos Silva3; Josiane de França Vieira4; Vivian Lee Franco Barreto5; Luana Rocha Prado6; Gisele…

Read More
COVID-19 PANDEMIC: IMPACTS IN DENTISTRY PRACTICE IN THE STATE OF PARANÁ, BRAZIL

Mariane Gabrielly Greco1; Beatriz Montanher2; Ellen Caroline Teófilo Campos3; Luis Gustavo Lopes do Nascimento4; Mariana Borges Bahia5; Eloisa de Paula6; Saulo Ancelmo de Souza Júnior7;…

Read More
OS DIREITOS DIFUSOS PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM OLHAR SOBRE DOCUMENTOS OFICIAIS DIANTE…

Telma Aparecida da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro-IFTM, Brasil telmatae@gmail.com RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de…

Read More
ALEITAMENTO MATERNO E ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ-SC

ALEITAMENTO MATERNO E ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ-SC Marta Nichele; Ana Paula de Abreu; Vanessa Fátima Felício 1…

Read More
COMPORTAMENTOS DE RISCO NA PANDEMIA E REPERCUSSÕES NA PROMOÇÃO À SAÚDE

Raquel Silva Barretto Escola de Saúde Pública (ESP/SES), Mato Grosso do Sul, Brasil. raquel.barretto@saude.ms.gov.br RESUMO O período pandêmico repercutiu não apenas nas formas de evitar…

Read More
A FEMINIZAÇÃO DOCENTE E O MOVIMENTO SINDICAL NO PARANÁ

Daniela de Vargas Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR, Brasil danidanielavargas@hotmail.com RESUMO A partir do século XIX, ocorreu a inserção feminina na…

Read More
UTILIZAÇÃO DO INSUMO PROFESSOR PELOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UFRRJ: UMA FERRAMENTA DE APOIO A DISTRIBUIÇÃO…

Fábio Scatamburlo Lizieire Ferreira; Caio Peixoto Chain 1,2UFRRJ, Seropédica, Brasil 1fabioscatamburlo@hotmail.com Resumo Esporadicamente a Universidade recebe novas vagas para o cargo de professor do Ministério…

Read More
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E QUANTITATIVA DOS ACIDENTES DE TRABALHO EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL

Matheus Henrique Clemente Gontijo¹; Marinna Rafaella de Carvalho S. Bezerra²; Diogo Ramon do Nascimento Brito3; Gabriel Moraes da Silva4 1,2,3,4Universidade CEUMA, Imperatriz-MA, Brasil matheus.ceuma@gmail.com RESUMO…

Read More
PREVISÃO DE CAPACIDADE DE CARGA EM FUNDAÇÕES PROFUNDAS ATRAVÉS DE UM MODELO BASEADO EM REDES…

Osvaldo Henrique Lira Carvalho¹; Marinna Rafaella de Carvalho S. Bezerra²; Diogo Ramon do Nascimento Brito3; Gabriel Moraes da Silva4 1,2,3,4Universidade CEUMA, Imperatriz-MA, Brasil osvaldo.ceuma1@gmail.com RESUMO…

Read More
MÉTODOS DE ANÁLISE DA VULNERABILIDADE DE AQUÍFEROS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Glorgia Barbosa de Lima de Farias; Luiz Fernando Scheibe 1Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil 1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará glorgia.farias@gmail.com…

Read More
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DA PALHA DE ESPIGAS DO MILHO DA VARIEDADE PALHA ROXA…

Richardson Alves Santos¹; Ester da Cunha Meira Santos2; Eduardo Santos Silva3; Vinicius Almeida Santos4; Rafael Maciel Sousa Prado5; Almir Ribeiro de Carvalho Junior6 1,2,3,4,5,6IFBA, Vitória…

Read More
THE USE OF LASER THERAPY IN PULP REVASCULARIZATION USO DA LASERTERAPIA NA REVASCULARIZAÇÃO PULPAR

Geovana Borba de Albuquerque; Luanna Karina Marinho de Assis Dantas; Arthur Araújo de Souza; Marvin Gonçalves Duarte; Luísa Montenegro Brayner de Moraes; Luciano Barreto Silva…

Read More
A SAÚDE MENTAL NO TRABALHO E OS ATORES SOCIAIS NA SUA PROMOÇÃO

A SAÚDE MENTAL NO TRABALHO E OS ATORES SOCIAIS NA SUA PROMOÇÃO Cláudio Victor de Castro Freitas1; Carolina Braga Boynard Freitas2 1Universidade do Estado do…

Read More