OS VERMÍFUGOS NO TRATAMENTO DA COVID-19


Após relatos de que o vermífugo ivermectina apresentava um excelente desempenho em testes in vitro, outros vermífugos passaram a ser analisados. No Brasil, o Ministro Marcos Pontes tem divulgado testes com o vermífugo Annita. Na Bolívia, o governo autorizou o uso do vermífugo ivermectina no tratamento da COVID-19, segundo artigo da Revista Isto é.

A Unimed de Belém, está distribuindo na forma de drive thru medicamentos que seus pacientes estão com dificuldade de encontrarem no mercado: cloroquina (450mg), azitromicina (500mg) e ivermectina (6mg). A Unimed de Fortaleza também realiza distribuição ao seus pacientes e deixa claro que a ivermectina é um dos dois medicamento disponíveis para o tratamento da COVID-19.

Não vamos julgar aqui adoção do uso de ivermectina pelos governos ou em ações institucionais, mas retomar últimos resultados do emprego da ivermectina no tratamento da COVID-19, relatando alguns resultados da análise da literatura realizada por Ruth Jimbo Sotomayor, publicada pela Pontificia Universidad Católica del Ecuador.

De acordo com Sotomayor, a ivermectina em resultados in vitro e amplamente divulgados, fora capaz de reduzir em 93% da carga viral em 24h e que novos testes realizados em março de 2020, com pacientes com COVID-19 confirmados, demonstraram que a mortalidade global se reduz consideravelmente com o uso da ivermectina.

Segundo relatado pela autora, foi considerado dois tratamentos: um utilizando 150 mcg/Kg de ivermectina e terapia médica com suporte e outro com terapia porém sem ivermectina. Para os pacientes que necessitaram de ventilação mecânica a mortalidade com tratamento de ivermectina foi de 7,3% contra 21,3% sem uso de ivermectina. Numa análise global dos pacientes (amostra de 704 casos) a taxa de mortalidade com uso de ivermectina se reduz à 1,4% frente aos 8,5% sem o uso da ivermectina. Segundo a autora, embora seja um medicamento seguro para uso humano enquanto vermifugo não é recomendado para automedicação contra a COVID-19 e passará por novas etapas de estudos.

Considerações: A Revista Sociedade Científica não lança juízo sobre o emprego da ivermectina no tratamento da COVID-19, apenas noticiamos aspectos do estado da arte de ações governamentais, institucionais e estudos envolvendo ivermectina no tratamento da COVID-19.

Acesse o artigo de Ruth Jimbo Sotomayor:

https://www.researchgate.net/publicatio/341137904_Ivermectina_para_el_tratamiento_de_la_infeccion_COVID-19

 

 

A Revista Sociedade Científica convida seus leitores para se inscreverem em nossa nova plataforma de assinantes. Sem qualquer custo, a Revista irá comunicá-lo sempre que houver nova publicação.

Para se inscrever, basta submeter email:

Revista Sociedade Científica

Convide seus amigos, basta compartilhar este link através dos links sociais abaixo.


Deixe uma resposta