AEROSSÓIS RESIDUAIS DO ESGOTO NÃO SÃO CAPAZES TRANSMITIR CORONAVÍRUS POTENCIALMENTE


Recentemente, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia divulgou que encontrou amostras do coronavírus em todas as amostras analisadas no esgoto que abastece Belo Horizonte (BH).

Entre leitores da divulgação e nas redes sociais, surgem questionamentos entorno da contaminação a partir de resíduos de esgoto. Desta forma recorremos a um outro estudo semelhante para verificar seus resultados.

Rimoldi et al., 2020, realizaram um estudo da presença e vitalidade do coronavírus em águas residuais e rios, onde verificaram a presença em amostras e que a vitalidade em resíduos brutos de esgoto era de 8 dias e que após passar pela estão de tratamento a presença era insignificante.

As amostras foram coletadas no norte da Itália e segundo autores, o risco potencial de contrair o vírus SARS-Cov-19 através de aerossóis, ar ou gotículas destas fontes é insignificante.

Quando a absorção acidental como a exemplo em inundações que frequentemente ocorrem em grandes centros, o estudo em evidência não trata especificamente disso e portanto não há menção aqui.

Observação: a imagem em destaque, original dos autores Rimoldi et al., 2020,  apresenta as cidades de Milão e Monza e os locais de coleta das amostras.

Saiba mais, acesse o artigo:

Artigo

Referência:

RIMOLDI, Sara Giordana et al. Presence and vitality of SARS-CoV-2 virus in wastewaters and rivers. medRxiv, 2020.




Acesse nosso aplicativo onde pode optar por “seguir“, assim o Google poderá mostrar nossas últimas edições nas opções de notícias do leitor:

RSC - App



 

Caso queira receber nossas últimas edições por e-mail, enviaremos apenas um e-mail por dia informando sobre nossa última edição. Para cadastrar, basta informar o e-mail, após o Google enviará um e-mail de confirmação para garantir que a inscrição foi submetida pelo titular da conta de e-mail.

 

Para se inscrever, basta submeter email:

Revista Sociedade Científica


Deixe uma resposta