ABELHAS DANIFICAM AS PLANTAS PARA ACELERAR A FLORAÇÃO


Segundo Pashalidou et al. (2020), em edição da revista Science de 22 de maio de 2020, as abelhas ao construírem suas colônias de verão precisam de recursos consideráveis de pólen. Embora a disponibilidade dos recursos possam variar entre temporadas, segundo os autores essa variabilidade pode ser tolerada. Contudo, sugerem que as abelhas possuem estratégias bem definidas para manutenção dos recursos.

De acordo com os autores, mediante variabilidade sazonal pode haver escassez de pólen, cenário no qual as abelhas passam a danificar as plantas, ativamente, acelerando a floração em até 30 dias.

Experimentalmente, tentaram replicar o processo de danos, mas não foram capazes de estimular uma floração precoce da mesma ordem. Constataram que as plantas danificadas pelas abelhas florescem significativamente mais cedo, quando comparada com as danificadas mecanicamente ou com aquelas não danificadas.

Acesse ao artigo:

https://science.sciencemag.org/content/368/6493/881.full




A Revista Sociedade Científica convida seus leitores para se inscreverem em nossa nova plataforma de assinantes. Sem qualquer custo, a Revista irá comunicá-lo sempre que houver nova publicação.

Para se inscrever, basta submeter email:

Revista Sociedade Científica

Convide seus amigos, basta compartilhar este link através dos links sociais abaixo.




 


Deixe uma resposta