VÁ ALÉM DA TERRA DURANTE A PANDEMIA


Num período de restrições sociais em diferentes formas de isolamento, sair da Terra e mergulhar no espaço profundo talvez seja uma opção de nos reencontrarmos enquanto espécie na vastidão do Universo. O homem apesar de suas fragilidades temporárias frente à um inimigo invisível, é capaz de evoluir para além da imunização da espécie, na direção da sobrevivência.

Diferentes motivos ao longo do tempo nos levaram a superar nossas limitações, da peste à guerra fria. Eventualmente, enfrentamos o caos sanitário em que milhares de vidas são perdidas, a exemplo da gripe espanhola, em que conseguimos sobreviver enquanto espécie. Nossa evolução também perpassa por motivações políticas e sociais, a exemplo da corrida espacial durante a guerra fria.

Por sua vez, na atualidade, os fatores econômicos mostram-se ponderantes para a forma com que sobreviveremos. Nas políticas de combate a pandemia, o maior embate acontece entre as políticas sanitárias e o desenvolvimento econômico, de forma que a manutenção da economia se opõe às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de medidas de isolamento social. Numa outra perspectiva, o fator econômico parece ser a propulsão necessária para manutenção de nossa espécie além da Terra.

Com o interesse de explorar viagens tripuladas para além da órbita da Terra, seja para o turismo espacial ou para a exploração de minérios, a indústria espacial evolui no sentido que em algum momento haverá atividades humanas sendo desenvolvidas fora da Terra.

Essa história não começa aqui, como sugestão de leitura durante a pandemia, podemos explorar os aspectos históricos que envolvem as proposições que levaram o homem para além da Terra, com o livro de livre acesso (Além da Terra: Uma Crônica da Exploração do Espaço Profundo)

Acesse o livro:

PDF - Livro

Observação: este livro é disponibilizado pela Nasa, com livro acesso (idioma: inglês).




 

A Revista Sociedade Científica convida seus leitores para se inscreverem em nossa nova plataforma de assinantes. Sem qualquer custo, a Revista irá comunicá-lo sempre que houver nova publicação.

Para se inscrever, basta submeter email:

Revista Sociedade Científica

Convide seus amigos, basta compartilhar este link através dos links sociais abaixo.




 


Deixe uma resposta