AUTOMATIZE A IRRIGAÇÃO DE SEU JARDIM OU CULTIVAR COM ENERGIA SOLAR


Os cuidados exigidos para a manutenção de cultivares ou de nossos jardins, requerem na maioria dos casos um certo dispêndio de tempo. No mercado exitem inúmeros dispositivos capaz auxiliarem nos processos de manutenção. O processo de irrigação é um dos processos passíveis de automatização em cultivares e jardins, no que decorre um mercado em torno deste processo.

O pesquisador da Embrapa Washington Luiz de Barros Melo, desenvolveu um irrigador solar por gotejamento de baixo custo ideal para pequenos cultivares.

O irrigador da ilustração é composto pelos seguintes componentes:

(1) recipiente primário;

(2) funil de acoplamento ao recipiente (1);

(3) acoplador dos recipientes (1) e (4);

(4) recipiente secundário;

(5) duto de sucção;

(6) válvula;

(7) duto alimentador;

(8) pressurizador ou bomba solar;

(9) tubo de escape do ar quente;

(10) acoplador dos recipientes (8) e (11);

(11) recipiente de saída;

(12) duto gotejador ou sifão duplo;

(13) válvula de saída do sifão (11);

(14) boia;

(15A) garrafa coletora (distribuidor);

(15B) duto de saída.

O aquecimento do ar pressurizador (8), por radiação solar, expande o ar aumentando a pressão sobre a superfície da água no recipiente (11), impulsionando a água do interior do recipiente para os sifões (12) e (7). Ao chegar no sifão (12), possibilitará a saída e o processo de gotejamento ou fluxo. Segundo Melo, neste processo haverá redução da pressão no recipiente (4) ocasionando a sucção de água do recipiente (1), invertendo fluxo no sentido abastecer o recipiente (11) para a manutenção do nível.

Nestes termos, ressalte-se da importância de manutenção do volume d’água no recipiente (1), já que este alimenta o sistema. Ao longo do artigo, o autor explica os processo físicos envolvidos e apresenta opções de montagem.

Verifique como montar que se adapte à sua necessidade, acesse o artigo publicado pela Embrapa (ISSN 1518-7179):

PDF - Artigo




 

A Revista Sociedade Científica convida seus leitores para se inscreverem em nossa nova plataforma de assinantes. Sem qualquer custo, a Revista irá comunicá-lo sempre que houver nova publicação.

Para se inscrever, basta submeter email:

Revista Sociedade Científica

Convide seus amigos, basta compartilhar este link através dos links sociais abaixo.




 


Deixe uma resposta