A DIGNIDADE E A SAÚDE NA ENFERMARIA DA COVID – 19


Em um cenário em que enfermeiros e demais profissionais da saúde enfrentam uma crescente demanda, no avanço do coronavírus nas comunidades e por conta disso dentro do ambiente hospitalar, não podemos esquecer da saúde e dignidade desses agentes.

Mesmo exercendo uma das atividades essenciais, atuando no setor mais impactado e exigido no combate e prevenção da COVID-19, vê sua categoria ser agredida por militantes políticos que usavam a bandeira nacional como um manto, enquanto exerciam seu direito constitucional de se manifestarem por melhorias à categoria para melhora no atendimento hospitalar e condições de trabalho.

Em 2019, antes do coronavírus principiar sua pandemia, o Conselho internacional de Enfermagem apresentava o tema “Levando a saúde para o mundo” para o Dia Internacional da Enfermagem em 2020. Continua sendo um tema adequado, porém outros começam a surgir e não menos importantes. Um exemplo é o tema da Live promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), “A saúde mental dos profissionais de Enfermagem na linha de frente ao covid-19”. Não é segredo que a crise sanitária está pressionando o sistema de saúde, o que parece emergir é a pressão sobre os profissionais que transpõe aqueles decorrentes da atividade, mas também aqueles mais profundos que acompanham muitas vezes o afastamento da família, o stress e a insegurança muitas vezes encontrada no ambiente de trabalho.

Informações sobre a Live:

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/07/live-trata-no-dia-12-da-saude-mental-dos-enfermeiros-durante-a-covid/

A Revista Sociedade Científica parabeniza todos os profissionais da saúde, em especial os enfermeiros que de fato levam a saúde ao mundo, com ciência, sensibilidade, atenção ao próximo e respeito pela vida. Da mesma forma parabeniza a Faculdade de enfermagem da UFPel pela iniciativa. A RSC, nesta oportunidade parabeniza seus autores com destaque em ciências da saúde.

 


Deixe uma resposta