QUAL A IDEIA DOS TÉCNICOS E PREPARADORES FÍSICOS DE FUTEBOL EM RELAÇÃO AO USO DE MUSCULAÇÃO NOS SEUS JOGADORES?


Marco Moreira1; Marcelo Victor R. Nascimento2; Ricardo Lima3; Filipe M. Clemente4; Bruno Silva5; João Miguel Camões6

1,2,3,4,5,6Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Desporto e Lazer – Melgaço, Portugal.

RESUMO

Este trabalho teve por objetivo investigar a relevância que os treinadores e preparadores físicos, que atuam nos campeonatos distritais e nacionais portugueses, masculino e feminino, atribuem à musculação como componente do processo de treino. Para tanto, foi utilizado um questionário contendo duas perguntas fechadas: a primeira sobre o grau de importânciado treino de força (musculação) para a preparação dos atletas de futebol e a segunda sobre a existência ou não de ginásio no clube, da qual decorria uma terceira questão sobre o uso dos mesmos para fins de preparação dos atletas. Os resultados mostraram que: (1) 59,1% dos profissionais entrevistados entendem que a musculação é importante para a preparação dos atletas de futebol; (2) 22,7% deles disseram que tal modalidade é determinante, 13,6% que é interessante e 4% que é prejudicial. Quanto à existência e o uso dos ginásios, os números revelaram que: (1) 54% dos clubes possuem ginásio; (2) 46% não possuem; e (3) 65% dos clubes que possuem ginásio utilizam-no para a preparação dos atletas de futebol e 35% não fazem uso de tal estrutura. Diante das respostas, conclui-se que é de suma importância que sejam empreendidas ações para esclarecer os técnicos/preparadores físicos sobre a importância do treino de força para o sucesso desportivo.

Palavras-chave: Futebol; Musculação, Treino de Força.

Artigo

MARIA, GERAÇÃO OU GESTAÇÃO DO FILHO DE DEUS?

Marcelo Victor Rodrigues Nascimento RESUMO Este artigo teve por objetivo apresentar uma revisão bíblica sobre a real participação de Maria no tão esperado nascimento do…

Read More
O passado, o presente e o futuro da cromatografia de exclusão de tamanho na separação…

Autores: Hussein Kaddour, Malik Tranquille  and Chioma M. Okeoma. As vesículas extracelulares (EVs) são partículas membranosas derivadas de células secretadas por todos os tipos de…

Read More
Edição anual da Revista Sociedade Científica

A Revista Sociedade Científica em 2021 apresentará adição anual, com submissão e publicação contínua. Neste novo modelo, os artigos aprovados são editados e publicados em…

Read More
A Era da Transição Digital no Prisma da Ameaça Existencial de Perda de Emprego: Responsabilidade…

Autora: Irina G. Shestakova Este artigo explora a questão da taxa de progresso digital no contexto do mercado de trabalho. São indicadas características específicas da situação…

Read More
Como os conceitos biológicos e as teorias evolutivas inspiram os avanços na inteligência de máquina

Autores: Abigail R. Gutai and Thomas E. Gorochowski Desde seu advento em meados do século XX, o campo da inteligência artificial (IA) foi fortemente influenciado…

Read More
FAPESP destaca: Nobel de Química reconhece os inventores de catálise mais sustentável

Benjamin List e David MacMillan dividem o prêmio Niklas Elmehed / Nobel O Prêmio Nobel de Química foi concedido conjuntamente ao alemão Benjamin List, do…

Read More
QUAL A IDEIA DOS TÉCNICOS E PREPARADORES FÍSICOS DE FUTEBOL EM RELAÇÃO AO USO DE…

Marco Moreira1; Marcelo Victor R. Nascimento2; Ricardo Lima3; Filipe M. Clemente4; Bruno Silva5; João Miguel Camões6 1,2,3,4,5,6Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de…

Read More
EXERCÍCIO PRÁTICO DE AVALIAÇÃO ATROPOMÉTRICA E MONITORAMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA REALIZADO EM ATLETAS DO CLUBE…

Marcelo Victor Rodrigues do Nascimento; Kamila Mlocochova; André Farinhas; Filipe M. Clemente 1,2,3,4Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Desporto e Lazer -…

Read More
VIGOREXIA, UM MAL QUE AFLIGE OS FISICULTURISTAS PORTUGUESES: FACTO OU MITO?

Marcelo Victor Rodrigues do Nascimento; Ricardo Lima; Filipe M. Clemente; Bruno Silva; João Miguel Camões RESUMO Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção que…

Read More
OPERARIADO AMAZONENSE: ANTAGONISMOS E CONSTRUÇÃO DO NOVO SINDICALISMO

OPERARIADO AMAZONENSE: ANTAGONISMOS E CONSTRUÇÃO DO NOVO SINDICALISMO - ANOS 1980 Milton Melo dos Reis Filho, Iraildes Caldas Torres RESUMO Este artigo propõe realizar uma…

Read More
Planícies associadas às florestas de mangue retiram carbono da atmosfera – Fapesp

Quando não está alagado, o solo do apicum, impregnado de sal, frequentemente aparece rachado como em zonas áridas Léo Ramos Chaves Quem observa a floresta…

Read More
TRIAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS DE LOURO (Laurus nobilis L.)

TRIAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS DE LOURO (Laurus nobilis L.) Daniel Macedo de Lucena; Gabriela de Cássia Sousa Amâncio, Harriman Aley Morais RESUMO…

Read More
A NATUREZA DO REDSHIFT SEGUNDO O PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA DO FÓTON

A NATUREZA DO REDSHIFT SEGUNDO O PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA DO FÓTON Daniel Souza Cardoso Instituto Federal Sul Rio-grandense, Câmpus CaVG, Pelotas, Brasil…

Read More
Revista Sociedade Científica – Edição 2021

A Revista Sociedade Científica em 2021 apresentará adição anual, com submissão e publicação contínua. Neste novo modelo, os artigos aprovados são editados e publicados em…

Read More
O VÍRUS ZIKA E OS ASTRÓCITOS – FAPESP

Isolado na África em 1947, o vírus zika tem predileção pelas células do cérebro. Essa relação, no entanto, só passou a ser investigada na epidemia…

Read More
FAPESP REPORTA ESTUDOS SOBRE “O CORONAVÍRUS E O CÉREBRO”

Estudo realizado por pesquisadores de cinco instituições brasileiras confirma que o novo coronavírus pode infectar diferentes tipos de células cerebrais e, possivelmente, causar danos diretamente…

Read More