O HOMEM ABDICA DE SEUS DIREITOS E SAÚDE PARA MANUTENÇÃO DA CONDIÇÃO ECONÔMICA


O cenário da pandemia do coronavírus e do garimpo na Amazônia legal transparece que a imposição econômica subjuga o homem ao ponto de seus direitos e saúde ficarem em segundo plano.

Na sociedade moderna, o homem naturalmente pela manutenção da condição econômica e de suas ambições, muitas vezes, se priva de melhores condições de vida que envolvem entre outros o maior emprego de tempo à família, lazer e cuidados com a saúde, que na verdade na maioria das vezes é a motivação de fundo.

No cenário da pandemia e suas restrições sociais, embora que Instituições e Organizações da Saúde, a exemplo da OMS, recomendem maiores cuidados com a saúde e isolamento social, surge a imposição econômica. Grande parte da população necessita da manutenção de suas atividades econômicas e postos de trabalho para sua subsistência. Nesse contexto, parte da população é subjugada pela imposição econômica e passam a ser representantes do sistema econômico, atuando por sua manutenção através de manifestações sociais.

No Brasil, a nova ascensão do garimpo na Amazônia mostra a face da imposição econômica sobre os índios, onde abdicam de direitos conquistados nas últimas décadas para a manutenção de postos de trabalho. Embora parece ser um dilema semelhante ao de muitos brasileiros na pandemia, há diferenças profundas onde o Estado tem parcela de responsabilidade.

No caso da pandemia, o Estado tem papel fundamental na organização da sociedade e seus recursos para o enfrentamento da COVID-19 e para atenuar o impacto econômico, e conforme a atuação do Estado haverá mais ou menos vítimas da pandemia. Contudo, sabemos que o impacto das restrições sociais à economia é inevitável, mesmo em governos com responsabilidade econômica e sanitária.

O dilema dos índios na Amazônia Legal é diferente pois o Estado tem a responsabilidade de nortear o desenvolvimento econômico na região. O cenário atual de exploração econômica das riquezas minerais na Amazônia e desmatamento, é um alerta para o poder público que as ações e políticas de desenvolvimento econômico na Amazônia estão regredindo ao ponto que os postos de trabalhos que os índios buscam manter, são aqueles voltados para exploração ilegal de suas próprias terras.

Assuntos relacionados:

CAPES INVESTE NO DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA AMAZÔNIA LEGAL

O ESTADO DO PARÁ TEM MAIOR TAXA DE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA

RISCO DE QUEIMADAS NO BRASIL

RETORNO ÀS AULAS NO RIO GRANDE DO SUL INCLUI MODALIDADE REMOTA

ABRIR EDITAL OU COMPRAR COM DISPENSA DE LICITAÇÃO NO COMBATE À COVID-19?

COVID-19 CRESCE EXPONENCIALMENTE NO RIO GRANDE DO SUL

NOTA TÉCNICA DA FIOCRUZ SOBRE USO DA CLOROQUINA NO TRATAMENTO DA COVID-19

BRASILEIROS CONTINUAM MORRENDO POR CAUSAS ALÉM DA COVID-19

SINTOMAS DA COVID-19 DIFEREM ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS

MOSCAS PODEM TRANSMITIR SARS-COV-2?

O MEL COMO UM REMÉDIO NATURAL EM POTENCIAL CONTRA A COVID-19

ABRIR EDITAL OU COMPRAR COM DISPENSA DE LICITAÇÃO NO COMBATE À COVID-19?

A CRISE ENTRE INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS VAI ÀS RUAS DA COVID-19

 




 

A Revista Sociedade Científica convida seus leitores para se inscreverem em nossa nova plataforma de assinantes. Sem qualquer custo, a Revista irá comunicá-lo sempre que houver nova publicação.

Para se inscrever, basta submeter email:

Revista Sociedade Científica

Convide seus amigos, basta compartilhar este link através dos links sociais abaixo.




 

Artigos recentes da Revista Sociedade Científica:

A INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA EM TREINO RESISTIDO NA REALIZAÇÃO DO TESTE DE UMA REPETIÇÃO MÁXIMA (1RM) PARA OS ATLETAS DE FISICULTURISMO

TREINAMENTO COM PESOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E A ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE

CONTATO PELE A PELE ENTRE O BINÔMIO (MÃE/FILHO): PERCEPÇÕES DA PUÉRPERA DESDE O PARTO ATÉ A AMAMENTAÇÃO

EXIGÊNCIAS FÍSICAS E FISIOLÓGICAS NO FISICULTURISMO E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA RECUPERAÇÃO

O DEVER DE INFORMAÇÃO COMO OBRIGAÇÃO E SEUS IMPACTOS PRÁTICOS NOS DIREITOS NEGOCIAL E DO CONSUMIDOR

EPIDEMIAS NO ESTADO DO AMAZONAS: HIV E AIDS EM DESTAQUE

BREVE ANÁLISE DA FREQUÊNCIA RELATIVA MENSAL ACIMA DA MÉDIA E DAS OCORRÊNCIAS DIÁRIAS DE CHUVAS EM BELO HORIZONTE ENTRE 1962 – 2019

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST´S) ENTRE A POPULAÇÃO DE RUA: UMA EXPERIÊNCIA DA EQUIPE DE CONSULTÓRIO NA RUA DE MANAUS

DIÁLOGO ENTRE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA NEUROCIÊNCIAS E DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

 


Deixe uma resposta