TRIAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS DE LOURO (Laurus nobilis L.)


TRIAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS DE LOURO (Laurus nobilis L.)

Daniel Macedo de Lucena; Gabriela de Cássia Sousa Amâncio, Harriman Aley Morais

RESUMO

Os metabólitos secundários de plantas podem contribuir para minimizar os efeitos deletérios dos radicais livres em nosso organismo. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do tipo de solvente (água e etanol) sobre o perfil fitoquímico, o teor de compostos fenólicos totais e a atividade antioxidante de extratos de folhas de louro (Laurus nobilis), comercializado na forma de pó, em Diamantina/MG. Os resultados obtidos na triagem fitoquímica demonstraram a presença de esteroides, fenóis, taninos, flavonoides e glicosídeos nos diferentes extratos de louro. Os extratos aquoso e alcoólico apresentaram valores similares de compostos fenólicos totais (0,406 ± 0,030 mg/mL e 0,440 ± 0,003 mg/mL, respectivamente) e o extrato misto apresentou maior teor (0,901 ± 0,056) entre os extratos. Em relação à atividade antioxidante, o maior percentual de inibição da auto-oxidação do DPPH foi verificado para o extrato alcoólico (95,3%) quando comparado ao aquoso (80,5%) e ao misto (78,4%). Conclui-se que o tipo de solvente teve efeitos significativos no teor de fenólicos totais e no potencial antioxidante de extratos de folha de louro, recomendando-se a identificação dos compostos que poderiam conferir a bioatividade desse condimento alimentar.

Palavras-chave: Condimento, Loureiro, Metabolismo secundário, Compostos bioativos.

ARTIGO

VIGOREXIA, UM MAL QUE AFLIGE OS FISICULTURISTAS PORTUGUESES: FACTO OU MITO?

Marcelo Victor Rodrigues do Nascimento; Ricardo Lima; Filipe M. Clemente; Bruno Silva; João Miguel Camões RESUMO Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção que…

Read More
OPERARIADO AMAZONENSE: ANTAGONISMOS E CONSTRUÇÃO DO NOVO SINDICALISMO

OPERARIADO AMAZONENSE: ANTAGONISMOS E CONSTRUÇÃO DO NOVO SINDICALISMO - ANOS 1980 Milton Melo dos Reis Filho, Iraildes Caldas Torres RESUMO Este artigo propõe realizar uma…

Read More
Planícies associadas às florestas de mangue retiram carbono da atmosfera – Fapesp

Quando não está alagado, o solo do apicum, impregnado de sal, frequentemente aparece rachado como em zonas áridas Léo Ramos Chaves Quem observa a floresta…

Read More
TRIAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS DE LOURO (Laurus nobilis L.)

TRIAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS DE LOURO (Laurus nobilis L.) Daniel Macedo de Lucena; Gabriela de Cássia Sousa Amâncio, Harriman Aley Morais RESUMO…

Read More
A NATUREZA DO REDSHIFT SEGUNDO O PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA DO FÓTON

A NATUREZA DO REDSHIFT SEGUNDO O PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA DO FÓTON Daniel Souza Cardoso Instituto Federal Sul Rio-grandense, Câmpus CaVG, Pelotas, Brasil…

Read More
Revista Sociedade Científica – Edição 2021

A Revista Sociedade Científica em 2021 apresentará adição anual, com submissão e publicação contínua. Neste novo modelo, os artigos aprovados são editados e publicados em…

Read More
O VÍRUS ZIKA E OS ASTRÓCITOS – FAPESP

Isolado na África em 1947, o vírus zika tem predileção pelas células do cérebro. Essa relação, no entanto, só passou a ser investigada na epidemia…

Read More
FAPESP REPORTA ESTUDOS SOBRE “O CORONAVÍRUS E O CÉREBRO”

Estudo realizado por pesquisadores de cinco instituições brasileiras confirma que o novo coronavírus pode infectar diferentes tipos de células cerebrais e, possivelmente, causar danos diretamente…

Read More
O impacto do vírus sobre as universidades da Austrália – Fapesp

Wikimedia Commons As universidades australianas devem receber uma injeção de recursos para auxiliar na recuperação da economia do país, abalada pela pandemia. O orçamento aprovado…

Read More
TRIAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE EXTRATOS DE LOURO (Laurus nobilis L.)

Daniel Macedo de Lucena; Gabriela de Cássia Sousa Amâncio, Harriman Aley Morais   RESUMO Os metabólitos secundários de plantas podem contribuir para minimizar os efeitos…

Read More
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL, ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE, PARA DAR SUPORTE AO ENSINO DE…

Adavilson Medeiros Galo, Coelho Tieli Edvald, Richard Tavares da Rosa Silveira, Felipe Grillo, Carlos Henrique Pagel, Mateus Peres, Sabrina Lopes Xavier, Bruno Ferraz Silveira, Daniel…

Read More
ANÁLISE ECONÔMICA E GESTÃO DE REDES DE MITIGAÇÃO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS RETORNOS DE…

Aurelia N. Kamuzora Universidade Mzumbe, Tanzânia Resumo Os arranjos institucionais e o retorno do investimento na mitigação das mudanças climáticas exigem uma economia internacional e…

Read More
ESTUDO PRELIMINAR DA REPRESENTATIVIDADE PERCENTUAL DAS CHUVAS POR TURNOS EM RELAÇÃO AO ESPERADO MENSAL EM…

Pâmela Ortiz Battilana, Vinicius Carvalho Beck, Daniel Souza Cardoso, Ronaldo Matias Tavares Junior, Christian Rosa Dias RESUMO No Rio Grande do Sul, a variabilidade do…

Read More
O CRESCIMENTO DA TECNOLOGIA WIMAX

Mauricio S. Ortiz, Christian Rosa Dias RESUMO O presente artigo é uma revisão bibliográfica com o objetivo de apresentar um estudo sobre a tecnologia WiMAX,…

Read More
A PROBABILIDADE HORÁRIA DE CHUVAS PENTADAIS PARA A CIDADE DE PELOTAS

ANÁLISE DA FREQUÊNCIA E DA PROBABILIDADE HORÁRIA DE CHUVAS PENTADAIS PARA A CIDADE DE PELOTAS, RS – BRASIL Ronaldo Matias Tavares Júnior, Júlio César Bento…

Read More
DESENVOLVIMENTO DE MODELO VOLTADO AO ENSINO DE ALUNOS CEGOS E DE BAIXA VISÃO SOBRE A…

Christian Rosa Dias; Mauro Cristian Garcia Rickes; Raquel dos Santos Rickes; Daniel Souza Cardoso RESUMO As instituições de ensino brasileiras, mesmo nos dias atuais, ainda…

Read More