Experimento da USP neutraliza o SARS-CoV-2 com ressonância acústica (Agência FAPESP)


Agência FAPESP – Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um trabalho experimental realizado in vitro que confirma, pela primeira vez, a hipótese matemática coordenada pelo cientista do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, Tomasz Wierzbicki, de que o ultrassom poderia ser utilizado para neutralizar o SARS-CoV-2.

O experimento brasileiro demonstrou que essa hipótese é verdadeira, ou seja, o ultrassom de fato é capaz de entrar em ressonância com a proteína spike presente na superfície do vírus e quebrá-la, o que inativa o patógeno.

O docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) Odemir Bruno, coautor do trabalho brasileiro, conta que quando deparou com esse trabalho teórico viu nele uma excelente alternativa para revolucionar o combate à pandemia do COVID-19 e de outras doenças causadas por vírus.

Para tanto, estabeleceu uma parceria com a USP de Ribeirão Preto que permitiu que o experimento pudesse ser desenhado e realizado. A aposta dos pesquisadores foi testar inúmeros aparelhos de ultrassom cujas frequências pudessem penetrar a pele humana e encontrar a frequência certa que seria capaz de entrar em ressonância e quebrar o vírus.

“Tivemos a sorte de encontrar um único equipamento hospitalar que emite essa exata frequência (5/10 MHz). Conseguimos demonstrar experimentalmente que a técnica funciona in vitro, sendo muito eficaz na inativação do vírus e na redução drástica da carga viral. Vamos ter que realizar muitos procedimentos ainda para compreender melhor o fenômeno, mas o certo é que o ultrassom destrói o vírus e tem potencial para se tornar uma poderosa arma que a medicina poderá usar para combatê-lo”, afirma o pesquisador em entrevista para a Assessoria de Comunicação do IFSC.

Odemir Bruno e os cientistas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto desenharam todo o experimento que obedeceu a logísticas complicadas, sendo que o próximo passo é saber qual é precisamente o local da “casca” do vírus que se rompe devido à ação do ultrassom e que vantagens ou desvantagens existem para os pacientes com essa destruição.

Os resultados do estudo foram publicados em artigo (versão preprint, ou seja, sem revisão por pares) na plataforma bioRxiv. Entre os autores estão, além do professor Bruno, os pesquisadores Flávio Protásio Veras, Ronaldo Bragança Martins Júnior e Fernando de Queiroz Cunha. Veras e Cunha trabalham no Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Potencial e próximas etapas

Atualmente, experimentos in vivo com animais estão sendo conduzidos e, dependendo desses resultados, poderão ser realizados experimentos clínicos em humanos. Muitos pormenores terão de ser investigados e analisados, sendo que um deles é avaliar qual o tempo que será necessário para aplicar o ultrassom nos pacientes e qual será a intensidade e frequência para otimizar a ressonância que é capaz de destruir o vírus.

“Com a frequência e intensidade precisas, em poucos segundos o vírus fica inativado na cadeia sanguínea”, enfatiza Bruno. A estratégia de aplicação do ultrassom, segundo o pesquisador, será bastante simples. “Por exemplo, através de um colar, parecido com um colar cervical, que é colocado no paciente. É a partir dele que o ultrassom irá funcionar, incidindo sua ação durante determinado tempo em todas as principais artérias que passam pelo pescoço”, explica o pesquisador, sublinhando tratar-se de um processo indolor, não invasivo e sem contraindicações ou medicamentos.

“O combate à pandemia reuniu esforços de cientistas em todo o mundo e nas mais diversas áreas de conhecimento. O que se descobriu sobre virologia nos últimos três anos, devido à COVID-19, supera tudo aquilo que foi feito nessa área ao longo do último meio século. Devemos ter muitas novidades na medicina nos próximos anos”, conclui.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação do IFSC, Veras complementa que, embora ainda haja muito trabalho a ser realizado, o caminho para o novo tratamento está traçado.

“Tudo vai depender do sucesso da próxima fase, que é verificar a evolução clínica das cobaias infectadas com a COVID. Precisamos saber até onde o ultrassom é capaz de inativar o SARS-CoV-2, considerando a corrente sanguínea, o sistema respiratório e outros órgãos que podem ser afetados pela COVID-19. Após a conclusão destes estágios, em caso de real sucesso da técnica, poderão ser iniciados os testes clínicos com humanos. Mas, salientamos, ninguém deve tentar utilizar o tratamento por ultrassom como terapia, já que é um trabalho científico experimental, em andamento, e pode ser prejudicial e danoso. Somente após a conclusão dos estudos é que terapias poderiam ser recomendadas”, comenta o pesquisador.

O artigo Ultrasound treatment inhibits SARS-CoV-2 in vitro infectivity pode ser lido em: www.biorxiv.org/content/10.1101/2022.11.21.517338v2.

 

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

 

Acessar Revista

RSC Comunicação:

COISA JULGADA EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA APÓS JULGAMENTO CONJUNTO DO RE 955.227 E RE 949.297

Fabrício Aparecido Gomes Martins1; Ilse Salazar Andriotti2 1,2Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil [email protected] RESUMO O presente artigo analisa o julgamento…

Read More
SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ: PRINCIPAIS ASPECTOS CLÍNICOS E DE TRATAMENTO

Carolina Braga Boynard Freitas1 1Faculdade de Medicina de Campos, Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil [email protected] RESUMO CONDENSADO O presente artigo busca abordar as principais questões relacionadas…

Read More
CONDUTAS EMPRESARIAIS E MEDIDAS POLÍTICAS NA MINERAÇÃO

Luciano Silva de Menezes¹; Juracy Marques dos Santos²; Flávia Jussara Santana Menezes3,; Joilson de Jesus Vilas Boas Santos4; Maria Rosa Almeida Alves5 1,2,5Universidade Estadual da…

Read More
CONSUMO ALIMENTAR EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO DO HOSPITAL DE URGÊNCIA…

Millena Angel Silva Rodrigues¹; Luiz Gabriel Cerqueira Passos Carmo²; Stefane Maciel Santos Silva3; Josiane de França Vieira4; Vivian Lee Franco Barreto5; Luana Rocha Prado6; Gisele…

Read More
COVID-19 PANDEMIC: IMPACTS IN DENTISTRY PRACTICE IN THE STATE OF PARANÁ, BRAZIL

Mariane Gabrielly Greco1; Beatriz Montanher2; Ellen Caroline Teófilo Campos3; Luis Gustavo Lopes do Nascimento4; Mariana Borges Bahia5; Eloisa de Paula6; Saulo Ancelmo de Souza Júnior7;…

Read More
OS DIREITOS DIFUSOS PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM OLHAR SOBRE DOCUMENTOS OFICIAIS DIANTE…

Telma Aparecida da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro-IFTM, Brasil [email protected] RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de…

Read More
ALEITAMENTO MATERNO E ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ-SC

ALEITAMENTO MATERNO E ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ-SC Marta Nichele; Ana Paula de Abreu; Vanessa Fátima Felício 1…

Read More
COMPORTAMENTOS DE RISCO NA PANDEMIA E REPERCUSSÕES NA PROMOÇÃO À SAÚDE

Raquel Silva Barretto Escola de Saúde Pública (ESP/SES), Mato Grosso do Sul, Brasil. [email protected] RESUMO O período pandêmico repercutiu não apenas nas formas de evitar…

Read More
A FEMINIZAÇÃO DOCENTE E O MOVIMENTO SINDICAL NO PARANÁ

Daniela de Vargas Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR, Brasil [email protected] RESUMO A partir do século XIX, ocorreu a inserção feminina na…

Read More
UTILIZAÇÃO DO INSUMO PROFESSOR PELOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UFRRJ: UMA FERRAMENTA DE APOIO A DISTRIBUIÇÃO…

Fábio Scatamburlo Lizieire Ferreira; Caio Peixoto Chain 1,2UFRRJ, Seropédica, Brasil [email protected] Resumo Esporadicamente a Universidade recebe novas vagas para o cargo de professor do Ministério…

Read More
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E QUANTITATIVA DOS ACIDENTES DE TRABALHO EM ALTURA NA CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL

Matheus Henrique Clemente Gontijo¹; Marinna Rafaella de Carvalho S. Bezerra²; Diogo Ramon do Nascimento Brito3; Gabriel Moraes da Silva4 1,2,3,4Universidade CEUMA, Imperatriz-MA, Brasil [email protected] RESUMO…

Read More
PREVISÃO DE CAPACIDADE DE CARGA EM FUNDAÇÕES PROFUNDAS ATRAVÉS DE UM MODELO BASEADO EM REDES…

Osvaldo Henrique Lira Carvalho¹; Marinna Rafaella de Carvalho S. Bezerra²; Diogo Ramon do Nascimento Brito3; Gabriel Moraes da Silva4 1,2,3,4Universidade CEUMA, Imperatriz-MA, Brasil [email protected] RESUMO…

Read More
MÉTODOS DE ANÁLISE DA VULNERABILIDADE DE AQUÍFEROS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Glorgia Barbosa de Lima de Farias; Luiz Fernando Scheibe 1Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil 1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará [email protected]

Read More
AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO EXTRATO DA PALHA DE ESPIGAS DO MILHO DA VARIEDADE PALHA ROXA…

Richardson Alves Santos¹; Ester da Cunha Meira Santos2; Eduardo Santos Silva3; Vinicius Almeida Santos4; Rafael Maciel Sousa Prado5; Almir Ribeiro de Carvalho Junior6 1,2,3,4,5,6IFBA, Vitória…

Read More
THE USE OF LASER THERAPY IN PULP REVASCULARIZATION USO DA LASERTERAPIA NA REVASCULARIZAÇÃO PULPAR

Geovana Borba de Albuquerque; Luanna Karina Marinho de Assis Dantas; Arthur Araújo de Souza; Marvin Gonçalves Duarte; Luísa Montenegro Brayner de Moraes; Luciano Barreto Silva…

Read More
A SAÚDE MENTAL NO TRABALHO E OS ATORES SOCIAIS NA SUA PROMOÇÃO

A SAÚDE MENTAL NO TRABALHO E OS ATORES SOCIAIS NA SUA PROMOÇÃO Cláudio Victor de Castro Freitas1; Carolina Braga Boynard Freitas2 1Universidade do Estado do…

Read More

 

Anúncios:

Gostou desse anúncio? Anuncie aqui!